top of page
Logo oficial sem fundo.png

Falando sobre psicoterapia

                         "Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda". 

                                                                                                                                                       Sigmund Freud

 

A busca pela psicoterapia é o primeiro passo em direção à mudança. Seja ela de cunho emocional, comportamental ou cognitivo. Vale ressaltar, que para que haja a mudança, é necessário desejo, comprometimento e que possamos identificar o problema que está causando entraves em seu bem-estar.

Inúmeras vezes, busca-se o tratamento psicológico quando o sofrimento já dura algum tempo, e a qualidade de vida está prejudicada. O ideal é que a procura pelo psicólogo ocorra assim que percebidos os primeiros sinais de impacto na vida afetiva, familiar, social ou profissional. Ou quando se está procurando conhecer-se melhor, beneficiando sua saúde mental.

 

Como funciona o tratamento?

 

Você agendou sua consulta com o psicólogo, e esta pode ser sua primeira vez com um profissional da saúde mental. É normal sentir-se ansioso e com dúvidas sobre como funciona o tratamento.

Por isso é importante saber, cada profissional da área segue uma linha de atendimento com a qual se identifica e dedicou seus estudos. Podem ser elas: psicanálise, cognitivo-comportamental, humanista, entre outras. Desta forma, cada psicoterapeuta irá intervir conforme a abordagem teórica adotada e sua forma de trabalhar.

O primeiro encontro que terá com o psicólogo será uma entrevista. Neste momento o profissional escutará suas queixas, e poderá fazer perguntas para melhor conhecê-lo e compreender seu motivo de consulta. Você deve sentir-se à vontade para conversar com o terapeuta, deixando claro suas expectativas com a psicoterapia. Aproveite este momento para tirar suas dúvidas e conhecer seu psicólogo.

Se ambos concordarem em seguir com o tratamento, ao final da entrevista, você e o profissional farão um contrato verbal. Ou seja, combinarão como se dará a psicoterapia. Número de sessões semanais, tempo de duração da consulta, horário dos encontros, consequência das faltas, honorários, etc. Firmado o compromisso, a dupla terapeuta/paciente deve se dedicar ao tratamento, para que este seja efetivo.

  • facebook-square
bottom of page